Tricoscopia
O diagnóstico das doenças do couro cabeludo foi revolucionado pela tricoscopia digital do couro cabeludo. Trata-se da evolução de um método já consagrado na dermatologia que é a dermatoscopia.
Este exame permite a visualização ampliada do couro cabeludo, dos ostios foliculares e das hastes dos pêlos.
Como Funciona
Em geral, uma pessoa perde de 50 a 120 fios de cabelo por dia, que são naturalmente repostos. Mas o excesso de fios no travesseiro ou que vão pelo ralo durante o banho, pode estar relacionado a outras causas que precisam ser investigadas pelo cirurgião capilar.
A calvície é reversível quando detectada ainda no começo. O médico confirma o diagnóstico por meio de um exame chamado tricoscopia, feito por intermédio de um aparelho que auxilia na avaliação do couro cabeludo e na identificação do aspecto dos fios. É um exame importante, solicitado pelo cirurgião capilar, pois permite a avaliação dos sinais clínicos que correspondem as queixas relacionadas a queda de cabelo: inflamações, descamações, rarefação e perda capilar.
Todos esses sintomas podem ser verificados pelo equipamento de tricoscopia, que possibilita a ampliação do couro cabeludo e evidenciar, para o médico e o paciente em avaliação, os sinais relatados, facilitando o diagnóstico.
As informações coletadas no exame servem de base para o tratamento em cada caso.
Vantagens
O diagnóstico das doenças do couro cabeludo foi revolucionada pela tricoscopia digital do couro cabeludo. Trata-se da evolução de um método já consagrado na dermatologia que é a dermatoscopia.
Este exame permite a visualização ampliada do couro cabeludo, dos ostios foliculares e das hastes dos pêlos. Apresenta como vantagens adicionais a maior qualidade das imagens obtidas e a possibilidade de armazenamento das mesmas.
Eliane Moreno Dermatologista
CLÍNICA 1
R. Bernardo José Sampaio, 339 - Sala 32
Guanabara
Campinas - SP 13020-450
Telefone: 19 3233-0443 19 99100 0272
CLÍNICA 2
R. Alfredo Bueno, 634
Berlim
Jaguariúna - SP 13820-000
Telefone: 19 3233-0443 19 99100 0272

Todo o conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.