Tricoscopia

O diagnóstico das doenças do couro cabeludo foi revolucionado pela tricoscopia digital do couro cabeludo. Trata-se da evolução de um método já consagrado na dermatologia que é a dermatoscopia.

Este exame permite a visualização ampliada do couro cabeludo, dos ostios foliculares e das hastes dos pêlos.

Como Funciona

Em geral, uma pessoa perde de 50 a 120 fios de cabelo por dia, que são naturalmente repostos. Mas o excesso de fios no travesseiro ou que vão pelo ralo durante o banho, pode estar relacionado a outras causas que precisam ser investigadas pelo cirurgião capilar.

 

A calvície é reversível quando detectada ainda no começo. O médico confirma o diagnóstico por meio de um exame chamado tricoscopia, feito por intermédio de um aparelho que auxilia na avaliação do couro cabeludo e na identificação do aspecto dos fios. É um exame importante, solicitado pelo cirurgião capilar, pois permite a avaliação dos sinais clínicos que correspondem as queixas relacionadas a queda de cabelo: inflamações, descamações, rarefação e perda capilar.

 

Todos esses sintomas podem ser verificados pelo equipamento de tricoscopia, que possibilita a ampliação do couro cabeludo e evidenciar, para o médico e o paciente em avaliação, os sinais relatados, facilitando o diagnóstico.

 

As informações coletadas no exame servem de base para o tratamento em cada caso.

Vantagens

O diagnóstico das doenças do couro cabeludo foi revolucionada pela tricoscopia digital do couro cabeludo. Trata-se da evolução de um método já consagrado na dermatologia que é a dermatoscopia.

Este exame permite a visualização ampliada do couro cabeludo, dos ostios foliculares e das hastes dos pêlos. Apresenta como vantagens adicionais a maior qualidade das imagens obtidas e a possibilidade de armazenamento das mesmas.

Eliane Moreno Dermatologista

R. Bernardo José Sampaio, 339 - Sala 32

Guanabara

Campinas - SP  13020-450

Telefone: 19 3233-0443   19 3235 2205

contato@elianemoreno.com.br

Responsável Técnica
Drª Eliane Moreno
CRM 89095
Site elaborado de acordo com as normas éticas do Conselho Regional de Medicina

Todos os Direitos Reservados